terça-feira, 7 de maio de 2013

Swag

     Hoje em dia, e ao ler isto, talvez haja muita boa gente a interrogar-se do significado desta palavra, talvez até juventude da geração de 89, da minha mana, com apenas 10 anos de diferença. (Graças a Deus, diga-se de passagem). Então eu passo a explicar o que é isto do swag, e tenho a certeza de que há quem saiba onde quero chegar. O swag é, traduzido literalmente, atitude e estilo. Podemos dizer então que alguém que se veste bem, que tenha estilo, tem swag, é um ‘swagger’. 
     Isso há uns meses, quando isto do swag significava simplesmente a sua tradução. Hoje em dia e na minha idade já ninguém sobrevive um dia sem falar sobre swag, e num contexto um pouco, muito, ao lado do suposto. Então o que significa afinal swag para os adolescentes? Pelos vistos significa usar os tão conhecidos “cap’s” (uns bonés esquisitos que começaram a ser utilizados pelos rapazes mas que já chegaram às raparigas), umas calças o mais descidas possível e um brinquinho na orelha, isto nos rapazes. Nas meninas, os decotes maiores que conseguirem, calções a mostrar as nádegas, cabelos rapados (só de um lado da cabeça), tatuagens sem qualquer significado e piercings em todo o lado. 
     Muito importante é também o facto de muitos destes meninos sentirem a necessidade de fumar, beber e até drogarem-se apenas porque lhes 'dá um aspeto fixe'. Agora pergunto: quem é que em pleno século XXI acha 'fixe' ver raparigas de 12 anos com o cigarro na mão, a sair até às tantas da manhã e a chegarem a casa bêbedas? 
    Também é engraçado chegar à tão conhecida rede social e ter cinco mensagens de pessoas diferentes a mendigar um like na foto de perfil onde se encontram praticamente despidas. Ou então abrir a 'página inicial' e ver fotografias de pessoas com doenças, de catástrofes, mendigos, para quê? Para que se divulgue e as pessoas ajudem? Não! Para que as pessoas se comovam durante cinco segundos e lá vão a correr pôr o 'LIKE'. Tudo por likes, subscrições, fama virtual. Até porque anda aí um grupinho de 9 ou 10 que apenas por terem uma cara bonita (nenhum talento especial, apenas comuns adolescentes) têm cerca de 20 000 subscritores, clubes e páginas de fãs, 15 000 likes nas fotos de perfil, etc. Sinceramente, não sei o que será mais ridículo: eles e o "seu swag" ou as pessoas que os 'seguem' e que os fazem sentir-se 'famosos', dizendo que são fãs deles. 
    Felizmente ainda há gente "normal" com uma vida comum de adolescente e que acima de tudo a mantém privada.

I'99

Sem comentários:

Enviar um comentário